Tendência no mercado imobiliário: sustentabilidade!
04 de Agosto de 2022
O investimento em imóveis sustentáveis vem ganhando força. A preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante no mundo. Além disso, está comprovado que uma vida em um ambiente com sustentabilidade proporciona muito mais bem-estar. Nesta vertente, as características dos novos imóveis, especialmente os de alto padrão, harmonizam dois aspectos que até pouco tempo atrás eram opostos: luxo e sustentabilidade.
Os consumidores têm sentido a necessidade de dar um novo significado para o conceito de lar, cada vez mais preocupados com o bem-estar e com o meio ambiente. O setor de construção civil percebeu essa necessidade e a sustentabilidade se tornou um novo pilar para o mercado imobiliário. A sustentabilidade é a nova tendência, conciliando imóveis altamente modernos, mas construídos levando-se em conta a preocupação com o meio ambiente.
A pesquisa “Imóveis sustentáveis viram tendência”, publicada pela Brain Inteligência Estratégica em setembro de 2021, apontou que 80% dos entrevistados buscam um empreendimento para morar que priorize a relação com o meio ambiente. Para eles, é indispensável o imóvel ter áreas verdes no quintal ou no entorno.
É nesse público que os novos empreendimentos estão apostando. As pessoas têm valorizado cada vez mais os espaços e possibilidades que suas moradias oferecem, dando a elas as mais variadas utilidades, desde ambientes para trabalho remoto, estudo, lazer e socialização.
Os números reforçam a tendência: de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), o mercado imobiliário de luxo no Brasil registrou 32% de crescimento em 2021 e a expectativa é de 48% de alta no setor até 2023. Mais especificamente em Santa Catarina, a procura de imóveis de luxo teve um aumento de 30%, também em 2021, conforme dados do Secovi.
O novo luxo está diretamente ligado à exclusividade, ao conforto, à experiência, à sustentabilidade, à singularidade e ao valor agregado. Confira alguns aspectos que têm sido cada vez mais valorizados pelo público:
1. preferência por ambientes mais espaçosos e confortáveis, revertendo uma tendência do mercado imobiliário de oferecer imóveis cada vez menores;
2. exclusividade e personalização;
3. oferta de tecnologias que ofereçam praticidade e conexão com os avanços do mundo, como carregamento para carros elétricos;
4. imóveis funcionais, que ofereçam serviços e soluções para o dia a dia;
5. uso sustentável de recursos naturais;
6. contato direto com a natureza, uma vez que as chamadas “fachadas verdes” são itens de luxo sustentável dos empreendimentos atuais, que ajudam a tornar as construções menos agressivas ao meio ambiente e contribuem para descontaminar o ar das cidades, além de amenizar a radiação solar e trazer mais proximidade com a natureza.
Em resumo, o bem-estar passou a ser o verdadeiro luxo. As pessoas almejam ter o máximo de harmonia e conforto em todos os aspectos da sua vida. Tudo isso faz parte de uma busca por um tipo ideal de existência, de beleza, qualidade, elegância, e que traduz inspirações profundamente humanas. É tudo uma questão de ser feliz, equilibrando design, simplicidade e acolhimento.
E você, já sentiu necessidade de dar um ressignificado para seu conceito de lar? Também está preocupado com o bem-estar e com o meio ambiente? Que tal novos ares para você e sua família? Nossa equipe está preparada para apresentar a você imóveis que sigam essa tendência, cada vez mais consolidada, de moradia sustentável!