Últimas Novidades

Vantagens de comprar um imóvel usado ou seminovo!

30 de Agosto de 2021

Comprar um imóvel usado ou seminovo pode ser uma ótima opção de negócio, porém muitas dúvidas podem surgir para decidir qual negócio é o mais vantajoso.

Para facilitar a escolha, é necessário avaliar uma série de aspectos e pontos importantes para chegar a uma decisão que atenda as expectativas dos moradores sem correr o risco de prejuízos e gastos extras.

Por que comprar um imóvel usado?

Uma das principais vantagens dos empreendimentos usados é a questão financeira. Normalmente esses imóveis são mais baratos que um novo e possuem mais margem para negociação. Além das vantagens financeiras, o imóvel usado normalmente está pronto para morar, o que facilita para quem tem pressa de se mudar.

Os imóveis mais antigos também costumam ser maiores quando comparados com as residências novas. Ambientes como cozinha, banheiro e dormitórios são mais espaçosos, com o pé-direito maior. As paredes também costumam ser mais grossas, o que o torna mais silencioso, trazendo mais privacidade para os moradores.

Porém, é preciso ter um cuidado redobrado ao analisar o estado de conservação do imóvel, verificando atentamente as condições da infraestrutura. Avalie o sistema estrutural, hidráulico, elétrico e verifique se há infiltrações, rachaduras, goteiras, entre outros.

Por que comprar um imóvel seminovo?

Geralmente são imóveis que tiveram apenas um morador, mas que costuma ter o metro quadrado mais acessível em comparação aos imóveis novos ou na planta. Alguns aspectos fazem com que os imóveis seminovos sejam uma boa opção de negócio, já que têm muitas qualidades semelhantes a um imóvel novo:

Valorização: Dependendo da localização e as condições do imóvel (como pintura e limpeza) com manutenção e aparência em dia, ele tende a valorizar.

Infraestrutura: Geralmente os imóveis seminovos contam com uma boa infraestrutura das redes elétricas e hidráulicas devido ao pouco uso, assim como a aparência e conservação do piso, paredes, metais, louças, portas e janelas, por exemplo.

Para comprar um imóvel mais barato e não abrir mão de morar em uma residência com uma construção moderna, é vantajoso adquirir um imóvel com menos de dez anos, pois geralmente eles poderão estar adaptados com móveis embutidos ou estruturas como acabamentos em gesso instalados pelo antigo morador.

Como financiar um imóvel usado ou seminovo?

Ao encontrar o imóvel usado ou seminovo que atenda às suas expectativas, é o momento de determinar os próximos passos para a aquisição do bem e o financiamento bancário é uma forma de conseguir crédito para isso, basta estar atento a regrinha básica de não comprometer mais que 30% da sua renda mensal.

O planejamento financeiro é muito importante ao comprar de um imóvel usado, afinal, é necessário que o comprador tenha o valor da diferença entre o preço combinado com o vendedor e o valor de um financiamento para fazer o pagamento à vista. Isso porque, para assinar o contrato de compra e venda com o seu banco, é preciso que o imóvel em posse do vendedor esteja quitada.

Outro detalhe que é preciso estar atento, é que os imóveis usados geralmente só podem ser financiados até 90% do seu valor total, dependendo do banco escolhido e a modalidade de parcelas. Na modalidade SAC por exemplo, as prestações diminuem ao longo do tempo e o mesmo valor de amortização (parte do saldo devedor) dentro delas. É necessário ter o conhecimento de que a parcela é composta de taxas obrigatórias, amortização, juros e seguros do financiamento.

Quanto às parcelas que obedecem à Tabela Price, são todas de valor igual e permitem o financiamento de até 80% do valor do imóvel. Porém, de acordo com o Banco Central, as instituições financeiras podem estabelecer limites próprios abaixo dos estabelecidos pela norma.

Para consultar as possibilidades de crédito, simule o seu financiamento com um dos consultores especializados da WK. Nossa equipe está à disposição para ajudar você nesta importante etapa da vida!

Deixe o seu comentário!

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Entre em Contato

Av. Paineiras, 675, Sala 01, Mata Atlântica II, Tijucas, SC
(48) 9 9967 5868
contato@wktijucas.com.br

SIGA-NOS

© 2020 WK Imóveis - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia
Top